quinta-feira, 31 de maio de 2012

Artesanato Sustentável

Tem muitos termos hoje em dia, e algumas pessoas ficam discutindo ou criticando quem usa os termos reciclagem em artesanato, dizendo que não está correto.
Acho que o mais importante é a atitude sustentável, mas pensando nisso fui pesquisar os termos.
-----------------------------------------------------
Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade. Ao contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e então transformar em algo novo.


reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novoproduto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração


O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.


Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso
Fonte: Wikipédia
----------------------------------------------------------------

Pra mim, o que mais importa é ajudarmos o planeta e termos uma atitude sustentável no dia-a-dia. Sem ofensas, brigas por termos, enfim, vamos nos unir pelo planeta.





Share |

SUTACO

Carteira da SUTACO devidamente atualizada  e renovada.
Agora com três especialidades diferentes.


Share |

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Diversos

Um pouco de tudo.

















Share |

domingo, 6 de maio de 2012

Mimos Musicais

Mais peças fofas pro blog MIMOS MUSICAIS

Pasta partitura:



Chaveiro harpa:




Share |